domingo, 22 de maio de 2011

Crianças obesas podem ter mais sonolência durante o dia



             Tratar excesso de peso e outras complicações ajuda na qualidade do sono. Sonolência durante o dia é objeto de estudo e tem a sigla EDS para representa-la.

             Crianças obesas, asmáticas, ansiosas ou depressivas estão mais propensas a desenvolver EDS - sigla do inglês para designar sonolência excessiva durante o dia -, de acordo com pesquisadores da Penn State College of Medicine, nos Estados Unidos.

            O estudo, publicado no periódico Sleep, foi feito em duas fases. Na primeira, um questionário de triagem para identificar crianças com alto risco de distúrbios respiratórios do sono (como apneia do sono) foi enviado aos pais de cada aluno, da pré-escola até a quinta série, em quatro distritos escolares dos Estados Unidos. As perguntas pediam informações gerais sobre o sono de seus filhos e padrões comportamentais.

           Na segunda fase, os pesquisadores escolheram aleatoriamente 508 crianças. Depois, registraram a altura, peso, IMC e circunferência abdominal de cada criança. Todas elas passaram uma noite no laboratório, onde foram testadas para apneia do sono - definida com, pelo menos, cinco segundos de interrupção de respiração durante o sono.

            Nessa etapa, os pais completaram um questionário sobre o quão sonolenta o filho é durante o dia. A criança foi considerada uma portadora de EDS quando houve resposta positiva para uma ou ambas as seguintes questões: "Seu filho tem problemas com sonolência durante o dia?" e "Algum professor ou outro supervisor comentaram que seu filho parece sonolento durante o dia?".

            Das 508 crianças analisadas, 77 possuem EDS, o equivalente a 15%, onde 51,8% são meninos. Os pesquisadores perceberam que tamanho da circunferência abdominal, histórico de asma positivo, uso de medicação para asma, azia e sintomas de ansiedade e depressão estão significantemente associados à sonolência durante o dia.

              Segundo os estudiosos, fatores metabólicos exercem forte influência sobre o EDS. Assim, eles acreditam que a perda de peso da criança obesa, tratamento da asma e dos sintomas de ansiedade e depressão farão parte do tratamento da sonolência diurna.

Café-da-manhã

              O café da manhã tem grande importância para a saúde. Quando bem feito, garante energia de qualidade durante todo o dia e traz benefícios para o apetite, o metabolismo e a produção de insulina. A maioria dos cereais para crianças são superadoçados e não se classificam como escolha inteligente. Leite, achocolatados, queijo, pão integral, frutas, cereais sem suplementos e sem excesso de açúcar são opções mais indicadas. Caixas coloridíssimas e brinquedinhos de brinde podem chamar a atenção de seus filhos, mas os pais devem ficar de olhos abertos para evitar problemas. Os cereais produzidos para crianças são os que mais contêm açúcar, sódio, carboidratos e calorias por grama em comparação a outros cereais matinais, deixando de lado as proteínas e fibras alimentares. Por isso, pense nessas opções antes de escolher um cereal e melhore a saúde de seu pequeno.

FONTE: Minha Vida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário