Professores realizam pesquisa inédita no RN
Um grupo de 30 técnicos e professores da Secretaria Municipal de Educação está realizando uma análise social em 15 bairros e no litoral para identificar os principais problemas da comunidade com objetivo de reestruturar o currículo escolar. O projeto “Interdisciplinaridade como Tema Gerador”, pioneiro no Rio Grande do Norte, engloba os bairros onde estão instaladas as escolas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Os envolvidos no projeto conhecem a história do bairro, fazem um levantamento sócio-econômico da população e avaliam o índice de aprendizagem dos alunos. De posse desses dados eles partem para as entrevistas que tem como principal objetivo descobrir as deficiências e/ou problemas da localidade.
A ideia é trabalhar as problemáticas encontradas nos bairros em sala de aula durante o ano letivo. De acordo com Tereza Cristina Félix de Andrade, técnica pedagógica da SMEC, as disciplinas serão usadas como ferramentas para explorar as deficiências identificadas pelo grupo. “As disciplinas serão exploradas dentro do contexto do bairro”, explica.
Tereza, por exemplo, está analisando o bairro Vale do Sol onde fica a Escola Municipal Hélio Galvão. Após três visitas ao local, a técnica já pode perceber que a gestão da instituição de ensino é articulada com professores e comunidade, entretanto a população ainda precisa se integrar mais à escola.
Outro diferencial do projeto é a criação de um portal interativo que está sendo construído pela equipe do Proinfo da SMEC. Nessa página na internet, os representantes das escolas vão poder acessar as pesquisas e projetos elaborados por outras instituições de ensino, além de expor o que a própria escola está promovendo.
Encontro
Na próxima semana (25 a 28 de janeiro) os 30 envolvidos no projeto vão repassar tudo que foi coletado para os 297 professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, durante encontro no auditório da Escola Municipal Augusto Severo, no Centro. A intenção é que os professores participem da Semana Pedagógica, que vai ocorrer de 7 a 11 de fevereiro, já com um diagnóstico desses bairros para que promovam a interdisciplinaridade em sala de aula.
Em seguida, os professores se reúnem nas escolas analisadas com a comunidade escolar para discutir o que foi pesquisado. O projeto é coordenado pela professora doutora em Educação, Marta Pernambuco, integrante do Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (Gepem) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Bairros pesquisados
Nova Parnamirim, Parque Industrial, Emaús, Centro, Santos Reis, Vale do Sol, Nova Esperança, Bela Parnamirim, Liberdade, Rosa dos Ventos, Passagem de Areia, Parque de Exposições 2, Monte Castelo, Cohabinal, Santa Tereza e o Litoral (Pium, Cotovelo e Pirangi do Norte).fonte Tibuna do Norte.
Os envolvidos no projeto conhecem a história do bairro, fazem um levantamento sócio-econômico da população e avaliam o índice de aprendizagem dos alunos. De posse desses dados eles partem para as entrevistas que tem como principal objetivo descobrir as deficiências e/ou problemas da localidade.
A ideia é trabalhar as problemáticas encontradas nos bairros em sala de aula durante o ano letivo. De acordo com Tereza Cristina Félix de Andrade, técnica pedagógica da SMEC, as disciplinas serão usadas como ferramentas para explorar as deficiências identificadas pelo grupo. “As disciplinas serão exploradas dentro do contexto do bairro”, explica.
Tereza, por exemplo, está analisando o bairro Vale do Sol onde fica a Escola Municipal Hélio Galvão. Após três visitas ao local, a técnica já pode perceber que a gestão da instituição de ensino é articulada com professores e comunidade, entretanto a população ainda precisa se integrar mais à escola.
Outro diferencial do projeto é a criação de um portal interativo que está sendo construído pela equipe do Proinfo da SMEC. Nessa página na internet, os representantes das escolas vão poder acessar as pesquisas e projetos elaborados por outras instituições de ensino, além de expor o que a própria escola está promovendo.
Encontro
Na próxima semana (25 a 28 de janeiro) os 30 envolvidos no projeto vão repassar tudo que foi coletado para os 297 professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, durante encontro no auditório da Escola Municipal Augusto Severo, no Centro. A intenção é que os professores participem da Semana Pedagógica, que vai ocorrer de 7 a 11 de fevereiro, já com um diagnóstico desses bairros para que promovam a interdisciplinaridade em sala de aula.
Em seguida, os professores se reúnem nas escolas analisadas com a comunidade escolar para discutir o que foi pesquisado. O projeto é coordenado pela professora doutora em Educação, Marta Pernambuco, integrante do Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (Gepem) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Bairros pesquisados
Nova Parnamirim, Parque Industrial, Emaús, Centro, Santos Reis, Vale do Sol, Nova Esperança, Bela Parnamirim, Liberdade, Rosa dos Ventos, Passagem de Areia, Parque de Exposições 2, Monte Castelo, Cohabinal, Santa Tereza e o Litoral (Pium, Cotovelo e Pirangi do Norte).fonte Tibuna do Norte.
NOTA DO BLOG:, Como educador tenho que parabenizar este projeto, pois somente com estas informações é que a comunidade escolar pode refletir das reais necessidades da comunidade onde a escola se localiza, e não seguir planos ultrapassados que são elaborados por pessoas que desconhecem a realidade dos bairros e de nossas cidades, mais isso é bastante dificíl de acontecer na nossa cidade, pois os educadores só discutem o sálario e nunca a educação.
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