Contador de VISITAS

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

TCU vai monitorar programa do Ministério do Esporte


Principal programa da pasta é alvo de denúncias de irregularidades


O TCU (Tribunal de Contas da União) vai fazer um monitoramento do programa Segundo Tempo, do Ministério dos Esportes, cujo objetivo é aumentar o acesso de crianças de comunidades carentes à prática do esporte. O programa é alvo de denúncias de irregularidades na sua execução, divulgadas na semana passada.
Segundo informações do tribunal, o monitoramento é uma prática corriqueira e faz parte do processo de fiscalização dos órgãos de governo.
Há vários processos no TCU que apontam para irregularidades no programa Segundo Tempo: em licitações, na execução dos convênios com prefeituras e no repasse de contrapartidas, entre outras.
Em resposta às denúncias divulgadas na imprensa, o Ministério do Esporte afirmou que, desde setembro de 2008, os convênios do governo federal são celebrados no Sistema de Gestão de Convênios (Siconv). Além disso, o ministério enfatizou que acompanha regularmente a movimentação financeira das parcerias estabelecidas para a execução do programa.
O ministério disse ainda que, caso haja indícios de não cumprimento do convênio, a entidade é notificada para prestar esclarecimentos. Não sendo suficiente, o ministério opta pela rescisão do convênio, o que resulta na devolução parcial ou integral dos recursos, devidamente corrigidos monetariamente. Em determinados casos, é necessária a abertura de tomada de contas especial pelo TCU para garantir que o erário não tenha prejuízo.
A Secretaria Nacional de Esporte Educacional realiza seleção pública para a implantação e renovação de parcerias e seus critérios estão definidos no Manual de Diretrizes do Programa Segundo Tempo e em normas relativas à celebração de convênios com o governo federal.
Segundo informações do ministério, estão vigentes 251 convênios, sendo cinco deles federais, 16 estaduais e 194 municipais. Apenas 36 foram estabelecidos com entidades privadas sem fins lucrativos.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A ciência do beijo

Ninguém nunca me beijou como você", diz a esposa infeliz vivida por Deborah Kerr ao amante interpretado por Burt Lancaster, na célebre cena de A Um Passo da Eternidade. O arrebatamento ganha contornos dramáticos no filme de Fred Zinnemann. Já na vida real, é o resultado genuíno de uma complexa cadeia de reações biológicas cujo propósito, justamente, é nortear a decisão de investir ou não num relacionamento. "O beijo ativa todos os nossos sentidos para que forneçam pistas sobre a compatibilidade e o potencial a longo prazo do parceiro", diz ao site de VEJA a pesquisadora Sheril Kirshenbaum. Em seu novo livro, The Science of Kissing ("A Ciência do Beijo", sem previsão de lançamento no Brasil), Sheril explica a origem e a evolução do beijo, por que faz bem à saúde e como pode decidir com quem vamos passar o resto da vida. Leia trechos da entrevista.


Qual a origem do beijo? O registro mais antigo do beijo vem da Índia. São textos em sânscrito de 3.500 atrás. No entanto, considerando tantos comportamentos similares no reino animal, especialmente entre primatas, pode-se supor que os humanos, de alguma maneira, sempre se beijaram.

Por que beijamos? O beijo ativa todos os nossos sentidos - como o olfato, o paladar e o tato - para que forneçam pistas sobre a compatibilidade e o potencial a longo prazo do parceiro. Nosso corpo e cérebro nos ajudam a decidir se devemos investir no relacionamento. Ao mesmo tempo, as terminações nervosas existentes nos lábios fazem da experiência algo extremamente agradável. E é função dos hormônios e dos neurotransmissores promoverem o vínculo e a proximidade entre as duas pessoas.

O beijo é uma evolução biológica? Como fica a influência cultural? O ato de beijar é um exemplo maravilhoso de comportamento que combina inclinações naturais e aprendizado. Nós temos um instinto biológico muito forte que nos impulsiona a beijar outra pessoa, mas isso é também um comportamento aprendido e moldado pela cultura e pela própria experiência pessoal. Em regiões onde não existe a tradição de beijar, da maneira como a entendemos hoje, há comportamentos que podem ser considerados similares, tais como lamber, esfregar e até mesmo assoprar, sempre com o mesmo propósito.

Quais são os mecanismos químicos e biológicos envolvidos no ato de beijar? Quando o beijo “combina”, nossas bochechas ficam avermelhadas, nossa pulsação acelera, a respiração fica irregular e as pupilas dilatam  - o que pode explicar por que fechamos os olhos. Beijar libera ainda o “hormônio do amor”, a ocitocina, que trabalha para manter a conexão entre duas pessoas. Portanto, beijar pode ajudar a manter o amor em relacionamentos longos. Também é associado ao beijo o aumento de dopamina, neurotransmissor responsável pelo desejo. Enquanto isso, a serotonina causa pensamentos obsessivos sobre o parceiro. Esse é o mesmo neurotransmissor envolvido em pessoas com TOC. Isso é apenas o começo. É interessante observar como esses hormônios e neurotransmissores são responsáveis por vários dos sintomas que nós associamos à paixão.

Como o cérebro reage ao beijo? Um beijo bom envia uma cascata de sinais para o cérebro, que nos fazem sentir bem, reforçando o comportamento, o que nos faz ter vontade de continuar o que estamos fazendo.

Beijar vicia? A dopamina é um neurotransmissor que atinge seu pico durante o beijo. É um tipo de droga natural, associada à recompensa, que nos faz sentir uma onda de euforia e desejo. Ela estimula os mesmo centros de prazer no cérebro que as drogas, nos fazendo querer mais e mais, como um vício.

Beijar é perigoso? Embora o beijo possa transmitir bactérias e vírus, é algo relativamente seguro. Existe um número muito maior de germes que podem ser transmitidos por um aperto de mão.

Qual o maior engano sobre o beijo? Provavelmente o ditado que diz que "um beijo é apenas um beijo". Na verdade, há muito mais coisas envolvidas.

O que faz um beijo ser memorável? De acordo com John Bohannon, psicólogo da Universidade de Butler, o primeiro beijo pode deixar uma memória muito viva. Ele descobriu que a maioria das pessoas consegue se lembrar detalhadamente da experiência. Isso pode ter alguma relação com os altos níveis de excitação dos nossos sentidos para reunir informações importantes sobre a atividade e a outra pessoa. É um momento muito poderoso e nos ajuda a decidir o que fazer em seguida.

Quais as diferenças biológicas de um beijo romântico e de um social? Os dois tipos de beijo transmitem uma sensação de confiança. Estamos deixando outra pessoa invadir nosso “espaço pessoal”. Entretanto, um beijo social evoluiu historicamente como um tipo de saudação, provavelmente por causa do jeito como nossos ancestrais usavam o nariz para agradecer ou demonstrar reconhecimento. Isso, em certo ponto, provavelmente passou a ser acompanhado de um selinho.

Qual a diferença na maneira que homens e mulheres encaram o beijo? Existe uma grande diferença entre os gêneros em relação à atitude e às preferências do beijo. Mulheres tendem a descrever o beijo como uma maneira de medir o relacionamento e de descobrir os sinais que o beijo pode dar sobre o futuro. Homens com frequencia descrevem o beijo como um meio de alcançar um determinado fim, esperando por mais contato físico. Felizmente, beijar é prazeroso para ambos os sexos.

Quais os benefícios do beijo para a saúde? Uma vez que o beijo é um meio tão significativo para criar vínculos entre as pessoas, ele é benéfico para a mente e também para o corpo. Vínculos fortes estão ligados a melhores relacionamentos, uma melhor sensação de bem estar, atitudes mais otimistasestresse.

Por que algumas culturas não adotaram o beijo na boca? Enquanto eu produzia meu livro, li alguns relatos de viajantes do século XIX sobre culturas que tradicionalmente não beijavam do como fazemos. Um beijo na boca deve ter parecido bem estranho a estas populações. Entretanto, se ampliarmos a definição de beijo, como Charles Darwin fez, incluindo gestos como assopros no rosto e lambidas, reparamos que há uma similaridade de comportamentos e uma biologia envolvida aparentemente universal.
fonte:http://www.educacaofisica.com.br/noticias/a-ciencia-do-beijo/

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Semana Pedagógica movimenta a educação em Umarizal-RN



A Secretária Municipal de Educação de Umarizal, na pessoa da Profª. Veralúcia Maia Delfino de Oliveira sente-se honrada em convidar a todos para participar da abertura da Jornada Pedagógica 2011 a realizar-se no dia 14 de fevereiro, às 14 horas, na Câmara Municipal.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Martins e Umarizal Unem Forças com Consorcio Inovador Intermunicipal


1º REUNIÃO DO NASF



            Os Municípios assinarão um consorcio intermunicipal para aderir ao NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), onde juntos desenvolverão ações voltadas a promoção e prevenção de doenças. Para que isso possa ser possível foram contratados os seguintes profissionais: Nutricionista: Marina Noronha, Fisioterapeutas: Fernanda Fernandes e Nivaldo Moura, Educador Físico: Geovany Cavalcante e intensificar os atendimentos de Pediatria (Dra. Roberta Fonseca) e Psiquiatria (Dr. Sandro Soares) voltadas a ações e planejamento nas áreas das Crianças e Saúde Mental.
            O NASF além de apoio ao PSF realizará ações também no PSE (Programa da Saúde na Escola) com trabalhos envolvendo Saúde, Comportamento, Esporte e Cultura, Família e diversos temas, na busca da qualidade de vida de ambas as cidades.
Na última semana todos os profissionais estiveram reunidos com os Secretários de Saúde de Martins, Frank Andrei e Secretária de Saúde de Umarizal Socorro Gomes, para a elaboração dos primeiros trabalhos.
            Os administradores públicos Rogério Fonseca e Mazé mais uma vez dando exemplo de administração, na busca por melhorias para a sociedade, para que todos possam ter acesso a saúde e qualidade de vida.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

R$ 25,00?”




Um homem chegou em casa tarde do trabalho, cansado e irritado encontrou o seu filho de 5 anos esperando por ele na porta ..
- “Pai, posso fazer-lhe uma pergunta?”
- “O que é?” – respondeu o homem.
- “Pai, quanto você ganha em uma hora?”
- “Isso não é da sua conta. Porque você esta perguntando uma coisa dessas?”, o homem disse agressivo.
- “Eu só quero saber . Por favor me diga, quanto você ganha em uma hora?”
- “Se você quer saber, eu ganho R$ 50 por hora.”
- “Ah…” o menino respondeu, com sua cabeça para baixo.
- “Pai, pode me emprestar R$ 25,00?”
O pai estava furioso, “Essa é a única razão pela qual você me perguntou isso? Pensa que é assim que você pode conseguir algum dinheiro para comprar um brinquedo ou algum outro disparate? Vá direto para o seu quarto e vá para a cama. Pense sobre o quanto você está sendo egoísta”, “Eu não trabalho duramente todos os dias para tais infantilidades.”
O menino foi calado para o seu quarto e fechou a porta.
O homem sentou e começou a ficar ainda mais nervoso sobre as questões do menino.
- Como ele ousa fazer essas perguntas só para ganhar algum dinheiro?
Após cerca de uma hora, o homem tinha se acalmado e começou a pensar.
Talvez houvesse algo que ele realmente precisava comprar com esses R$ 25,00 e ele realmente não pedia dinheiro com muita freqüência.
O homem foi para a porta do quarto do menino e abriu a porta.
- “Você está dormindo, meu filho?”, Ele perguntou.
- “Não pai, estou acordado”, respondeu o garoto.
- “Eu estive pensando, talvez eu tenha sido muito duro com você a pouco?”, afirmou o homem. “Tive um longo dia e acabei descarregando em você. Aqui estão os R$ 25 que você me pediu.”
O menino se levantou sorrindo. “Oh, obrigado pai!” gritou.
Então, chegando em seu travesseiro ele puxou alguns trocados amassados.
O homem viu que o menino já tinha algum dinheiro, e começou a se enfurecer novamente.
O menino lentamente contou o seu dinheiro , em seguida olhou para seu pai.
- “Por que você quer mais dinheiro se você já tinha?” – Gruniu o pai.
- “Porque eu não tinha o suficiente, mas agora eu tenho”, respondeu o menino.
- “Papai, eu tenho R$ 50 agora. Posso comprar uma hora do seu tempo?
Por favor, chegue em casa mais cedo amanhã. Eu gostaria de jantar com você.”
O pai foi destroçado…
Ele colocou seus braços em torno de seu filho, e pediu o seu perdão.
É apenas uma pequena lembrança a todos nós que trabalhamos arduamente na vida.
Não devemos deixar escorregar através dos nossos dedos o tempo sem ter passado algum desse tempo com aqueles que realmente importam para nós, os que estão perto de nossos corações.
Não se esqueça de compartilhar esses R$ 50 no valor do seu tempo com alguém que você ama.
Se morrermos amanhã, a empresa para a qual estamos trabalhando, poderá facilmente substituir-nos em uma questão de horas.
Mas a família e amigos que deixamos para trás irão sentir essa perda para o resto de suas vidas.
Por isto, se policiar contra isto é necessário. Esqueça empresa, esqueça trabalho, porque eles nem vão lembrar de você nos momentos difíceis.
Quem vai se lembrar são os seus familires e amigos.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

UM PRESENTE PARA TODOS.

A PARTIR DE HOJE ESTAREI SEMPRE POSTANDO VÍDEOS EMOCIONAIS, COOPERAÇÃO, ENGRAÇADOS, ESPORTIVOS PARA QUE TODOS POSSAM SE DIVERTIR E TAMBÉM SE CONSCIENTIZAR SOBRE VÁRIOS ASSUNTOS DE INTERESSE DO NOSSO DIA-A-DIA, NÃO DEIXE DE CONFERIR E COMENTAR, POIS É MUITO IMPORTANTE SABER DA TUA OPINIÃO SOBRE AS POSTAGENS.